

sexta, 14/07
|JARDIM DA GALERIA QUADRUM
ENCONTROS DE MÚSICA NOVA
14/07/2023, 19:30
JARDIM DA GALERIA QUADRUM, Palácio dos Coruchéus. R. Alberto de Oliveira, 1700-019 Lisboa, Portugal
Encontros de Música Nova com GMCL e Adriana João, FARWARMTH, Joana de Sá e Miguel Abras
"Talvez tenham sido os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea a oficializarem com particular impacto a vanguarda musical em Portugal, a partir de 1977, mas uns anos antes, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa inscreveria o seu nome na nossa musicologia com coragem, arrojo e dedicação. Fundado em 1970 por Jorge Peixinho, foi o primeiro colectivo totalmente dedicado à música contemporânea e desde então tem mantido actividade constante e saudável, o que muito se preza. Em 2021, surpreendem outros públicos ao estrelarem um dos dias do ciclo de concertos Noites de Verão, trazendo algumas riquezas do seu espólio, entre obras de Clotilde Rosa e Constança Capdville, para além do próprio Jorge Peixinho. Abusando das metáforas, foi como uma racha num muro ou como espreitar por cima da cerca: criadores e público descobrindo nesse mesmo instante um mundo novo que se predispunha a deixar ser revelado. No ano seguinte, na versão destas Noites em 2022, derrubou-se a divisória e criou-se “música nova” para todos: quatro jovens artistas, iconoclastas por convicção, propuseram outras tantas composições para serem trabalhadas e interpretadas pelo ensemble. Terá sido deste modo que descobrimos novas texturas, profundidades e cores da música de Bleid, Pedro Tavares, Polido e Rudi Brito, como se eles tivessem tido a audácia de sair da atmosfera terrestre ao encontro de uma nova galáxia. É neste universo cheio de vida e possibilidades infinitas que este encontro acontece, prosseguindo uma missão primordial do GMCL: encontrar novos desafios em novas encomendas, com novos compositores, para ir alimentando uma história feita de encontros felizes. Em 2023, com mais Verão e mais noites, e uma porta finalmente destrancada, teriam de haver mais Encontros. É incompreensível não se ficar entusiasmado com o que poderemos ouvir em quatro novas encomendas: Adriana João, FARWARMTH, Joana de Sá e Miguel Abras compõem uma escolha inteligente pela sua versatilidade equidistante, ocupando com alguma exactidão geométrica quatro cantos possíveis de um quadrado musical que simboliza a nossa riqueza experimental. Trarão inevitavelmente quatro novas direcções para orientar a navegação da direcção artística do GMCL, com mais coordenadas, refluxos criativos e erudições inesperadas, mostrando o que esta série — agrada-me pensar nestes termos — tem continuamente para nos dar. Mas talvez seja interessante ir mais fundo e perceber que há aqui ligações raras a considerar, como a passagem de experiência transgeracional, a transformação da matéria ou o cruzamento entre categorias teoricamente compartimentadas. Contudo, é a generosidade e a indómita vontade em ouvir mais longe que brilham nesta empreitada, e só por isso estes Encontros e estas Novas Músicas são tão imperdíveis quanto importantes."
Pedro Santos
Julho 2023
**
No seguimento do trabalho desenvolvido com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa na edição de 2021 e 2022, e da aposta na regeneração da didáctica vanguardista do seu co-fundador Jorge Peixinho, desafiamos novamente 4 jovens compositores nacionais de música electrónica experimental, de educação musical orientada pelo autodidatismo e intuição, para uma colaboração artística com o Grupo. Adriana João, FARWARMTH, Joana de Sá e Miguel Abras empreendem com o Grupo e o seu Director Artístico e Maestro o processo de colocar em escrita a orquestração de peças musicais de sua autoria para a sua interpretação ao vivo pelo GMCL.
Adriana João viveu em Portimão até se mudar para Lisboa em 2016. O seu trabalho transdisciplinar mescla-se entre a imagem em movimento, o som, a performance, a escultura, a fotografia e a instalação, parecendo inspirar-se nas nuances ambíguas da vida diária para resultados, no que concerne a som e música, de uma espécie de efemeridade ambiental.
http://adrianajoao.com/adrianajoao.html
FARWARMTH fez-se notar na plataforma Soul Feeder, e publicou o destemido “Momentary Glow” há 3 anos na histórica Planet Mu. Tem também composto música para curtas-metragens, instalações audiovisuais, exposições e TV. Bronze da noite, prata da madrugada, cobre do crepúsculo, a sua música electrónica é grandiosamente romântica como a aura de Trás-os-Montes onde cresceu.
https://farwarmth.bandcamp.com
Joana de Sá é uma artista sonora Viseense que explora sons texturais, oriundos de gravações de campo, articulados com repetições melódicas feitas a partir de guitarra, sintetizador ou voz. Joana editou o primeiro álbum “Shatter” o ano passado pela editora portuguesa Sirr-ecords. Música serenamente inquisitiva dos assuntos da alma, de filigrana telúrica.
https://sirr-ecords.bandcamp.com/album/shatter
Miguel Abras é um músico e poeta lisbonense que se apresenta como engendrado na multi-polarização da CENA musico-boémia da capital, aberto a um leque de repertórios; da pop ao noise, através dos quais aprimorou técnicas de manipulação tecno-líricas. Destaca, no seu currículo artístico, os trabalhos colaborativos com o coletivo de que faz parte, Cafetra Records (Putas Bêbadas, Maria Reis, Sallim e Éme), Gabriel Ferrandini, Pedro Sousa (Má Estrela) e Arena Ensemble (compositor da música original da peça “Selvagem” de Marco Martins).
https://cafetrarecords.bandcamp.com/album/em-nuvens
PROGRAMA
1. Miguel Abras – uns para os outros pós *
10’ (Clarinete, Violino, Viola, Harpa, Percussão)
2. Joana de Sá - Por partes onde os espaços se enganavam *
10’ (Cl, Vl, Vcl, Sintetizador)
3. Adriana João - pétalas cosidas a espinhos *
10’ (Mezzo, Flauta, Viola, Harp, Percussão)
4. Farwarmth (Afonso) – Os Ilustres Palácios em Decadência *
10’ (Mezzo, Flauta, Violoncelo, Sintetizador)
* - Estreia / World Premiére
FICHA ARTÍSTICA
Direcção Musical:
Jorge Sá Machado
GMCL – Músicos:
Mezzo-soprano – Susana Teixeira
Flauta – João Pereira Coutinho
Clarinete – Luís Gomes
Violino - José Sá Machado
Viola - Ricardo Mateus
Violoncelo - Jorge Sá Machado
Harpa - Inês Cavalheiro
Piano – Dana Radu
Percussão - Fátima Juvandes
Direcção Artística:
José Sá Machado
Assistente:
Fernando Santos
entrada livre